Resenha: Minha Metade Silenciosa - Andrew Smith

                                                "Na minha casa não há amor, só regras"

                                 
                                                            Autor: Andrew Smith
                                                     Editora: Gutenberg
                                                     ISBN: 978-85-8235-124-6
                                                     Ano de Publicação: 2014
                                                     Páginas: 303

             Sinopse: Stark McCellan tem 14 anos, por ser muito alto e magro tem o apelido de Palito, e por ser deformado sofre bullying no colégio onde estuda em Washington, pois nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho Bosten, o defende em ambas situações     e faz o possível para proteger o irmão mais novo. 
          Sobre a história: Stark McCellan ou Palito, tem 14 anos e está no 9° ano no colégio onde estuda em Washington, e tem uma amiga de infância, Emily, por quem nutre uma pequena paixão platônica. Acostumado à ser humilhado constantemente pelos alunos da escola, Palito por mais incomodado que estivesse nunca reagiu as provocações.
           Bosten McCellan, 16 anos, irmão mais velho de Palito e de um humor extravagante, está no Ensino Médio. Fora de casa os meninos levam uma vida normal, repleta de escapadelas noturnas e "diversão" . Até que um dia, após um jogo de basquete em uma escola, Bosten agride um garoto dentro do banheiro masculino que está humilhando e agredindo Palito, e à partir daí a vida dos meninos passa por uma triste reviravolta.Ao chegarem em casa, eles têm a absoluta certeza de que os pais já estão sabendo sobre a confusão na escola. e aí a tão famosa frase de Palito " na minha casa não há amor, só regras" ganha seu significado, pois os pais de Bosten e Palito são extremamente agressivos e rígidos e há regras para tudo, como por exemplo: usar sempre uma camisa branca por debaixo da roupa; a camisa deve estar sempre por dentro da calça e os cabelos devem estar sempre bem rente à cabeça. Quando os garotos chegam em casa,  o pai já começa a surrar Bosten violentamente e a mãe segura Palito e o obriga a ver o irmão sendo surrado pelo pai. À partir daí uma série de desentendimentos começa e Bosten fala constantemente em fugir pois não aguenta mais os pais, e Palito tenta fazer de tudo para manter o irmão dentro de casa.
          Após um outro desentendimento e desta vez com consequências mais graves frente a oposição e a visível pertubação do pai, Bosten enfim cumpre com sua palavra e foge de casa, sem ao menos se despedir de Palito, desesperado e preocupado com o irmão, ele resolve ir atras de Bosten, e em sua busca desesperada na tentativa de encontrar o irmão, Palito acaba conhecendo o pior que o mundo têm a oferecer para um adolescente de 14 anos que vaga sozinho à procura do irmão, como: drogas, prostituição e abuso sexual, e apesar de tudo o que Palito viu e sofreu, ele não desiste de procurar o irmão.  

       Minha Opinião:  Ao terminar ler "Minha Metade Silenciosa", confesso que me surpreendi om a história e com a escrita do autor, o modo como ele introduziu algumas problemáticas e as desenvolveu é um dos pontos fortes no livro. Já havia lido outro livro sobre bullying Extraordinário- R.J.Palácio (resenha em breve) que foi um pouco mais leve em alguns aspectos do que Minha Metade Silenciosa, não esperava grandes feitos da história, mas os temas que ele abordou foram muito bem desenvolvidos como: o bullying na escola, problemas familiares, a opção sexual e drogas. Para mim ficou claro desde o começo que Palito e Bosten não foram planejados e muito menos o casamento dos pais, mas que por uma questão de princípios resolveram cria-los de uma maneira tão defasada como esta. Por muitas vezes me surpreendi com os pensamentos obscuros de Palito e o modo de como podemos encontrar pessoas boas, dispostas a nos ajudar quando não resta mais nenhuma esperança. Excelente! Uma obra que deveria ser trabalhada nas escolas, por que acredito que muitos adolescentes se identificariam com algumas situações, pois o livro fala basicamente do ponto de vista de um adolescente.                                           

2 comentários:

Todos os comentários serão respondidos com carinho, deixe também sugestões e opiniões.
Obrigada e volte sempre! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo