Resenha: Boneco de Neve - Jo Nesbø

" Devagar virou-se para o boneco de neve. Agora tinha percebido o que o tornava tão familiar. Ele usava uma echarpe. Uma echarpe rosa. O cachecol que Jonas tinha dado a mãe de presente de natal "
                                                                                      Boneco de Neve, página 38
          

Autor: Jo Nesbø

Ano de Publicação:2007
ISBN: 978-85-01-09480-3
Editora: Grupo Editorial Record

Páginas: 418
Traduzido por: Grete Skevik   
    








Sinopse: A primeira neve do ano cai sobre Oslo, num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o marido e o filho pelo boneco de neve que fizeram no jardim. Isso os surpreende, não foi feito por nenhum deles. Ao olhar pela janela, o menino nota que a figura branca está virada para a casa. Para eles.

Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta   autointitulado "Boneco de Neve", não desconfia do   tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que esta envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade.
          Quando a primeira neve cai, pessoas desaparecem, algumas são encontradas mortas de um jeito brutal, enquanto outras simplesmente desaparecem sem deixar rastros. E o que todas esses desaparecimentos têm em comum? O boneco de neve!
          Harry Hole, é inspetor chefe do departamento de homicídios da delegacia de Oslo, Noruega. Ele recebeu uma carta intitulada Boneco de Neve, que falava sobre os desaparecimentos e assassinatos que viriam a ocorrer quando a primeira neve caísse sob Oslo. A princípio Harry acredita que a carta é apenas uma brincadeira de mau gosto, pois Harry havia feito um curso sobre serial killers no FBI, o que veio à ser sua obsessão, e ele passou a acreditar que havia um serial killer na Noruega, e acabou acusando uma pessoa, que mais tarde provou estar errado, nessa investida de Harry, ele apostou toda a sua carreira promissora nisso, o que acarretou a sua decadência na delegacia, o que acarretou o seu vício em bebidas, e ele acabou se tornando motivo de piadas por todo o país, inclusive pela imprensa norueguesa.
        Após a primeira neve cair, uma mulher é dada como desaparecida, a delegacia é acionada e Harry é designado para colher os depoimentos. A mulher é Birte Becker, casada e mãe de Jonas, uma criança esperta porém, quieta e retraída. Após a coleta dos depoimentos, Harry suspeita de que o desaparecimento de Birte Becker é de motivação passional e que o marido é o principal suspeito, já que ele esta visivelmente tenso e nervoso com a visita dos inspetores em sua casa. As suspeitas de Harry quando ao deixar a casa, ele nota uma figura de aparência fantasmagórica posicionada de frente para a casa, ao chegar perto, ele se depara com um boneco de neve! Com um diabólico sorriso feito em seu rosto. No mesmo instante, Harry lembra da carta anônima que recebeu, e nem desconfia que seus piores pesadelos estão prestes a tornaram realidade.
       O desaparecimento de Birte Becker dá início a uma série de outros desaparecimentos e assassinatos macabros sem explicação ou qualquer correlação com os anteriores. Harry acredita que um serial killer está agindo, mas o modus operandi se altera a cada vítima, e ninguém acredita no que ele diz, já que ele cometeu um erro terrível da última vez. Ele tenta convencer seus parceiros, e eles sabem que quanto mais eles demoram a agir, mais mulheres podem desaparecer e a possibilidade de elas serem encontradas mortas é extremamente grande. O tempo é apenas uma luxúria que eles não podem se permitirem a ter.
      Conforme, os desaparecimentos vão aumentando, pistas falsas são plantadas. E nesta corrida desenfreada contra o tempo, Harry e sua equipe veem-se frente a frente com a insanidade de um assassino frio e calculista. Mas, a caça a um serial killer, é mais difícil do que aparenta ser. É preciso conhecer o assassino traçar um perfil de seu modus operandi e sua metodologia, entrar nos confins de sua mente e tentar pensar como ele. Traçando uma linha tênue entre a sanidade e a loucura, às vezes o perigo pode estar mais perto do que pensamos.


     É preciso informar que, o livro "Boneco de Neve" é o 7° livro de uma série com o inspetor Harry Hole, mas que as histórias em todos os 7 livros são completamente independentes, o que significa que, não é necessário ler toda a série para ler o "Boneco de Neve".

Um thriller incrível e de prender o fôlego. Às vezes o autor se perdia um pouco na escrita, e não explicava algumas questões que ele havia levantado. Mas, fora isso a leitura flui muito bem, os personagens são bem construídos e o assassino foi o melhor de todos, a desenvoltura e o modus operandi que o autor desenvolver foi excelente. Recomendadíssimo pra quem gosta deste tipo de leitura, eu por exemplo gosto bastante mas não conheço tanto livros que abordam esse tema, caso alguém conheça algum, fique à vontade para comentá-lo aqui em baixo. Há também outra edição do livro, que foi lançado pela editora portuguesa Dom Quixote.



Ano de Edição: 2013
ISBN: 9789722053594                                      
Páginas: 472
Tradução: Maria Georgina Segurado











           Assista ao book trailer e não esqueça de curtir a página do blog no facebook, no lateral do blog, ou clicando aqui, assim você fica por dentro das próximas resenhas. 
Um abraço, obrigada pela visita e até a próxima :D

                                                                Book Trailer
                                                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão respondidos com carinho, deixe também sugestões e opiniões.
Obrigada e volte sempre! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo