Resenha: O Demonologista - Andrew Pyper

                        "A mente é onde eles habitam, e nela
Podemos fazer do inferno um paraíso, do paraíso um inferno"
                                                                                            John Milton, Paraíso Perdido

    



    Autor: Andrew Pyper
    Ano de Publicação: 2015
    Título Original: The Demonologist
    Editora: DarkSide Books
    Tradução: Cláudia Guimarães
    Páginas: 316
    ISBN: 978-85-66636-40-6
  

   Sinopse: "A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe", escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados.

O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.

Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países. 

    David Ullman é um professor de quarenta e três anos do Departamento de Inglês da Universidade de Columbia, em Manhattan.  Especialista na obra de John Milton, Paraíso Perdido, mitologia, narrativa religiosa judaico-cristã demônios e estudioso da Bíblia, mas é um tanto cético quanto a isso, pois não acredita na existência de Deus, mas crê que “o mal é uma invenção humana”.  É casado, com Diane, mas a união entrou em crise após a traição confessa de sua esposa com um professor de Física da mesma universidade em que David trabalha, apesar de tudo, ele ainda se mantém fiel aos votos matrimoniais, e tenta retomar o casamento.  Tess é sua única filha, tem onze anos, e toda a tensão conjugal dos pais, reflete exclusivamente nela. 
          Após concluir a última aula do primeiro semestre, David sofre um ataque de pânico próximo a sua sala, e logo que o torpor passa, ele se dá conta, da presença de uma mulher, que está sentada ao lado da porta de seu “escritório”. A mulher se aproxima dele, e pede apenas um minuto de sua atenção, pois tem um convite verbal e irrecusável para lhe fazer. Logo que Mulher Magra – nome dado à mulher por David, devido a sua aparência esquálida- adentra a sala, ela diz que o cliente à qual ela representa busca uma análise profissional de um demonologista, para compreender certo fenômeno. Mulher Magra não revela nomes ou quaisquer detalhes sobre o fenômeno, pois seu cliente exige descrição e se limita a passar apenas informações essenciais.  David recusa, pois não se considera como tal, já que é apenas um estudioso do assunto e não tem qualquer experiência profissional na área, e recomenda ao cliente de Mulher Magra procurar o Vaticano. David é então informado de que são requisitados apenas seus conhecimentos acadêmicos, e decide ouvir detalhadamente a oferta que estão lhe propondo, que consiste em: levá-lo à Veneza, o mais cedo possível, de preferência no próximo dia. Ficará alojado em um dos melhores hotéis da cidade. Uma vez lá, deverá aguardar para que lhe entreguem o endereço à qual deverá comparecer.  Não será necessário nenhum relatório ou documento de qualquer espécie. Todas as despesas serão pagas.
         Neste mesmo dia, após chegar a sua casa, David é surpreendido por Diane com a notícia de que ela o estaria deixando para viver com Will Junger, o professor de Física. Essa notícia serviu de motivação para aceitar o trabalho proposto em Veneza, e decide levar Tess consigo - o que mais tarde se prova uma péssima idéia. Tess é extremamente madura para sua idade, e sempre está acompanhada de seu diário.
        Assim que chega a Veneza, David recebe o endereço: Santa Croce, 3627.  Ao comparecer no local indicado, é recebido por um homem de meia-idade, que lhe entrega uma câmera de vídeo e o acompanha até um corredor escuro, e abandona David, que decide então ligar a câmera, e se aproximar da porta que há no fim do corredor, e ao abri-la, encontra um homem sentado em uma cadeira, aparentando ser um executivo. Mas ao se aproximar, e olhar mais detalhadamente ao homem,  nota-se que há tiras de couro rústico, do tipo usado em arreios de cavalo, envolvendo o peito do homem, segurando no lugar, juntamente com cada perna da cadeira de madeira aparafusada no chão.  O homem luta contra as correias, e rosna algumas vezes, como se várias vozes tentassem se unir em apenas uma. Os olhos revirando no globo ocular, gritos estridentes, a face assumindo uma forma quase inumana.  O homem está possuído, não por apenas um demônio, mas uma legião deles. Essa legião tenta conversar com David, e lhe passa uma coordenada de numérica, alertando que o mundo será marcado por seus números.  David sai apressado da casa depois do encontro, e sabe que precisa chegar ao hotel rapidamente.
      Prestes a sair do hotel e embarcar de volta aos Estados Unidos, algo estarrecedor acontece.  Tess desaparece. É encontrada na beirada do telhado do hotel, está possuída, e tem uma conversa rápida com David, até que acaba pulando e caindo dentro de um rio, as últimas palavras ditas por ela, foi para que David a encontrasse, ou o demônio a levaria para sempre.  Buscas são feitas pela polícia de Veneza, para encontrar o corpo da garota, o que acaba não acontecendo.
     Com o regresso de David aos Estados Unidos, ele dá início à uma busca completamente alucinada e insana, pois as conclusões que ele obtém sabe-se lá de onde, não fazem qualquer sentido, como por exemplo, decidir ir a um estado X, baseando-se no trabalho escolar da filha, ou em uma cidade Y baseando-se no poema de John Milton, e muitas vezes seguindo o diário de Tess, juntamente com o exemplar de Paraíso Perdido. Um pouco antes de David, dar início à sua viagem, ele começa a ser perseguido, por nada mais, nada menos que O Perseguidor, que sabe de cada passo que ele dá, e que tenta persuadi-lo a entregar a câmera de vídeo que filmou o tal fenômeno, sob o pretexto de “o mundo não está preparado para tal revelação”. David tenta despistá-lo, e claro que não consegue, e é seguido por todos os lugares por onde passa. Mas, não desiste de sua busca, e fará qualquer coisa para ter a filha de volta.

" Eles estão no meio de nós.

Abra sua mente para eles, e eles estarão com você. Dentro de você. É quase fácil demais depois que você faz isso algumas vezes. E mesmo que você não goste, é difícil parar. 
O que eles querem? Mostrar coisas para nós. O que eles sabem, ou que querem que a gente pense que eles sabem. O futuro. Como preparar o mundo. 

Eles estão no meio de nós"
                                            Diário de Tess, 221
    

A narrativa é feita em primeira pessoa, através do ponto de vista de David. O livro é dividido em três partes.
   
   O livro tem seus aspectos positivos, que são poucos, mas tem, como por exemplo, o amor de David para com a sua filha, e de como ele fazia e ainda faz tudo por ela. Mas, no restante, o livro é extremamente decepcionante, e deixa muito à desejar, no quesito de conteúdo, de 316 páginas nas quais a estória é retratada, 200 delas são pura melancolia e sentimentalismo de David, o que torna a leitura um tanto exaustiva. As conversas com os demônios são extremamente vazias, o leitor percebe que falta algo, faltou desenvolvimento, e aprofundamento do assunto. Em apenas uma parte do livro, o autor desenvolveu a estória com certa maestria, o que foi o caso das gêmeas Reyes. Por diversas vezes cogitei desistir da leitura, pois as deduções insanas e sem quaisquer sentidos feitos por David trouxeram-me certo incomodo. Acho um tanto injusto da parte do autor, nomear David e até o próprio livro de Demonologista, pois no caso do personagem principal, ele é apenas um estudioso de uma obra no qual satã é exaltado, e ao livro, simplesmente porque não tem nenhuma correlação com o que o próprio nome diz apenas passagens no qual demônios aparecem, e mais nada. As cenas de possessão deveriam ter apresentado um desenvolvimento melhor, pois deu o parecer de que o autor apenas quis que o leitor sentisse um pouco de medo, o que obviamente não aconteceu, e me deixou decepcionada.  O livro, em minha opinião, não se enquadra na categoria Terror/Thriller, mas sim em drama, pois o livro está repleto disso.  O marketing feito sobre ele foi extremamente bem feito, mas só fica nisso, pois a obra, não é lá essas coisas.  

Algumas frases do livro: 

" Se o milagre é uma das maneiras de o Salvador provar sua identidade, a magia é a maneira de os demônios provarem a deles"
                              página 114

" A guerra contra o paraíso nunca foi travada no inferno, nem na Terra. O campo de batalha está em todas as mentes humanas"
                                 página 259    

"O Diabo é um espírito, e ele tem meios e oportunidades para se misturar aos nossos espíritos e, algumas vezes mais maliciosamente, outras mais abruptas e abertamente, a insinuar pensamentos diabólicos em nossos corações. Ele ultraja e tiraniza especialmente na melancolia e em fantasias desesperadas
                              página 271




    Confira o Book Trailer:


O trabalho realizado pela DarkSide Books na estética do livro, é absolutamente impecável, uma  linda edição de luxo, em capa dura, simplesmente maravilhosa. 
                                                      
                                                Acompanhe as fotos à baixo:














                  Sobre o escritor: 



Andrew Pyper (1968) é o premiado autor de seis romances, entre eles Lost Girls (1999), vencedor do Arthur Ellis Award, selecionado pelo New York Times como um dos livros do ano, e best-seller nas listas do New York Times e do Times (Inglaterra). Seu livro The Killing Circle (2008) foi eleito o melhor romance policial do ano pelo New York Times. Três romances de Pyper, incluindo O Demonologista, estão sendo adaptados para o cinema. E ainda assim, seus livros continuavam inéditos em nosso país




Gostou da resenha? Então comente o que você achou, ou quais são as suas expectativas para o livro, e se você já leu, me conte se você gostou. Caso tenha um blog, deixe o link nos comentários. Não se esqueça também de seguir o blog, curtir a página no Facebook já que todas as novidades do blog são divulgadas por lá.




Um beijo e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão respondidos com carinho, deixe também sugestões e opiniões.
Obrigada e volte sempre! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo